quinta-feira, 11 de março de 2021

Então, que vamos fazer com o "Romeu e Julieta "?

Todos temos o direito a ter uma opinião e um ponto de vista, a fazer escolhas como viver a nossa vida mas claro que com limites, pois quase todos nós vivemos em sociedade.O que abaixo escrevo é simplesmente a minha opinião,  não quero e espero não ofender ninguém pois todos temos de ser "politicamente correctos"! E aqueles que me conhecem,  que realmente me conhecem, sabem que eu quero mesmo "Paz e amor", que aceito a diferença e as escolhas pessoais, até porque o meu clube é o "CF Os Belenenses", o verdadeiro, o clube que todos gostam, dos "fachos", do regime, dos pescadores e de algumas "minorias" também. 

Pergunto eu, então que vamos fazer com o "Romeu e Julieta"?

Acabei de ler que o "Pepé Le Pew ou Pepe Le Gambá" foi a mais recente vítima da limpeza "cultural" dos tempos modernos, á uns dias tinham sido banidos 6 livros do Dr. Seuss e entre linhas já se deslumbra mais umas vítimas,  Speed Gonzalez a tua velocidade não te vai safar!

Durante 2020, por esse mundo fora, foram muitos os nomes e marcas que tiverem que desaparecer ou mudar por razões diversas, a maioria porque alguém as via com conexões racistas e havia pessoas que se sentiam ofendidas.

Todos os dias somos confrontados com algo que tem a ver algo com o racismo, com a igualdade de género,  com a história e com o que os nossos antepassados andaram a fazer durante séculos de aventuras, algumas desventuras e loucuras.

Chegámos a um ponto em que alguém decidiu enconder a história,  o nosso passado, apagar tudo e parece que a nossa sociedade em geral está de acordo...

Se o "Pepé" é um boneco, os nossos antepassados existiram mesmo, e foram malandros, parece que sim, cometeram erros, aquilo que hoje se consideram atrocidades, sim, alguns escreveram coisas absurdas e ofensivas, talvez, mas simplesmente ignorar que existiram, apagá-los, penso eu, que não será a solução. 

Agora removem-se estátuas,  cancelamos a re-edição de livros, encondemos quadros e esculturas...

Decidimos que o que foi escrito no passado, próximo ou longínquo,  tem de estar de acordo com a sociedade actual.

E qualquer "influencer", qualquer jornalista,  qualquer político,  qualquer um que tenha voz pública pode iniciar a próxima "caça à bruxas".

Então o que vai acontecer ao "Romeu e Julieta" , ninguém tem medo que algum jovem apaixonado se queira suicidar? Mesmo hoje não estou a ver que seja aceitável para os "Teixeira da Cunha" casamentos com membros da "plebe"...

Fico expectante acerca do futuro das Pirâmides no Egipto ou da Muralha da China, em Roma têm lá uma ruina que também deve ter fim à vista, não espero ver mais ninguém a visitar Pompeia, uma investigação séria devia ter lugar para saber quem realmente matou Jesus Cristo e se sua mãe era realmente virgem pois essa versão pode criar dúvidas a algumas pessoas.

Este fim de semana vou ler essa maravilhosa obra de Shakespeare,  em, caso que em breve seja ilegal ter uma em casa.

E já agora vou ler a Bíblia também, nesse livro, já antigo, fala-se que alguém voltou da morte ao fim de uns dias...o que um miúdo pode pensar e fazer...uhhhh, perigoso.

Somos uma sociedade cheia de desigualdades,  temos de realmente fazer algo, aceitar as diferenças,  ajudar aqueles que ficaram para traz a chegar à frente.

Mas a história não devia ser apagada, temos de aprender com o nosso passado, corrigir esses erros no nosso presente para que futuro seja de igualdade e não deste "politicamente correcto" que só serve para distrair as atenções dos problemas reais.

Destruir obras de arte e monumentos, não editar livros ou acabar com desenhos animados não resolve nada, a única arma que existe para combater a intolerância,  as desigualdades, etc é a EDUCAÇÃO que começa em casa, nas nossas casas, parem de higienizar a história e vamos assumir que todos nós temos um passado.


1 comentário:

  1. "A era dos indignados".
    Gostei do texto. Faz bastante sentido e sublinho 👏

    ResponderEliminar

E viajar, pode? Pode, mas não devia!

Todos temos o direito a ter uma opinião e um ponto de vista, a fazer escolhas como viver a nossa vida mas claro que com limites, pois quase ...